Projeto Pedagógico

por Portal FACES
Publicado: 04/07/2018 - 08:47
Última modificação: 08/05/2023 - 11:29

Entende-se como projeto pedagógico o documento oficial de apresentação da organização didáticopedagógica de um curso de graduação.

Como se observa na resolução n. 02/2004 do CONGRAD, “corresponde ao conjunto de orientações teórico – práticas e de ações sócio políticas e educacionais voltadas para a formação de profissionais numa determinada área do conhecimento, constituindo-se, por isso, no referencial básico de orientação para o desenvolvimento e avaliação do curso de graduação”.

O Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi elaborado por uma comissão de docentes que compõem o NDE – Núcleo Docente Estruturante.

O Projeto Pedagógico original do Curso de graduação em Engenharia de Produção da FACES-UFU ainda seguia a versão proposta na criação do curso e que tinha como base a “Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional” (Lei Nº. 9394 de 20 de dezembro de 1996), que trata das finalidades da educação superior. Este trabalho atendia também às “Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Engenharia” (Resolução CNE/CES nº 11/02 e CNE/CES nº 02/07); e às “Orientações Gerais para Elaboração de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação”, desenvolvidas segundo a resolução 02/2004 do Conselho de Graduação desta Universidade.

Com a publicação das novas “diretrizes nacionais para o ensino de engenharia” (Resolução nº 2 de 24 de abril de 2019) e da Resolução CNE/CES nº 07/2018 de 18.12.2018 que “Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regulamenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências” além de evidente é mandatória essa necessidade de adequação.

O atual Projeto Pedagógigo, edição 2022, já contempla esta adequação.