Acontece

MBA em Gestão e Finanças Empresariais - TURMA IV - FACES/UFU

Inscrições de 11 de fevereiro a 07 de março de 2019
por Willian Jacques
Publicado: 21/01/2019 - 14:24
Última modificação: 22/01/2019 - 09:01

Apresentação:

Os novos tempos exigem que os profissionais que atuam na área de negócios tenham um conhecimento abrangente sobre a sua área de atuação, para tomadas de decisões rápidas num ambiente competitivo.

A gestão e as finanças empresarias é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem planejamento, análise e controle das atividades estratégicas e financeiras da empresa. E, atualmente, existe uma extrema necessidade de aplicar as técnicas de Gestão e Finanças visando capacitar profissionais para atuarem em consultoria e gestão das organizações nos diversos setores, proporcionando aperfeiçoamento, crescimento profissional e melhoria da gestão dos negócios das organizações.

E percebendo a necessidade de aprimoramento em termos de qualificação na cidade de Ituiutaba/MG e região, exigindo assim avançados conhecimentos através de ações e programas, é que propomos a 4º turma de MBA em Gestão e Finanças Empresariais.

O MBA em Gestão e Finanças Empresariais em sua turma IV propiciará as aptidões necessárias para uma gestão efetiva dos negócios, combinada com conhecimento especializado em Finanças. Sendo ideal para graduados ou profissionais de qualquer área que deseja trabalhar como um gerente, ou desenvolver uma carreira de sucesso na área financeira.

Embora trate de questões teóricas que os participantes devem saber para prosperar em um ambiente de negócios, a proposta do MBA é a aprendizagem real; ele desafiará os participantes a pensar criticamente sobre os princípios de Gestão e Finanças e a aplicá-los no contexto do mundo real.

Objetivos:

O MBA em Gestão e Finanças Empresariais – Turma IV da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (FACES) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) oferecerá aos seus alunos a oportunidade de abraçar suas principais competências de Gestão, com ênfase nas práticas financeiras e de controle do processo decisório das organizações.

Como objetivos específicos buscaremos:

  • Mostrar os processos críticos da Gestão e Finanças Empresariais, propiciando um maior entendimento do seu impacto na organização e nos negócios em geral;
  • Ampliar a capacidade de planejamento e de análise crítica dos negócios e de seu ambiente, sob a ótica das Finanças e dos processos de Controladoria;
  • Fornecer uma sólida fundamentação em Gestão e Finanças Empresariais, aplicados aos diferentes perfis e portes de organizações, com base numa visão sistêmica da empresa, e de seu ambiente de negócio;
  • Estimular o autodesenvolvimento de diversas competências da área de Gestão e Finanças, com ênfase no desenvolvimento profissional e de carreira;
  • Aprimorar habilidades e competências comportamentais, de atitude e de gerenciamento de equipes de alta performance, integrando as inteligências intelectual, emocional e espiritual;
  • Mostrar as principais ferramentas e fundamentos de Gestão, para que o aluno possa liderar e gerenciar aspectos estratégicos na organização, de forma a integrá-los às diversas áreas do negócio.

Público-Alvo:

O nosso curso terá como público-alvo profissionais que atuem ou desejem atuar na gestão de organizações, e em especial aqueles que buscam sólidos conhecimentos em Finanças e Controladoria. Esse profissional pode já ter conhecimento em gestão, oriundo de outros cursos, ou pode estar buscando esse tipo de 

conhecimento. Assim, podem participar os mais diferentes tipos de profissionais com distintas formações, mas que tenham como foco atuar na gestão de negócios e financeira das empresas.

Processo seletivo:

Os candidatos serão selecionados através de prova escrita (atualidades) e análise de currículo.

Inscrições:

De 11 de fevereiro a 07 de março de 2019 pelo site www.fau.ufu.br

Carga horária:

372 (trezentos e setenta e duas) horas-aulas, não computando o tempo de estudo individual destinado à elaboração de monografia ou trabalho de conclusão do Curso.

Dias da semana e horários:
às sextas-feiras: das 19:00 às 22:30 horas
aos sábados        das 08:00 às 11:30 horas
                              das 13:00 às 16:30 horas

Datas de início e término (previsão):
Início: 15/03/2019
Término: 31/03/2021

Investimento:
24 parcelas de R$ 399,00 (trezentos e noventa e nove reais)

Grade Curricular:

 

MÓDULO

DISCIPLINA

CH

DOCENTE

GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES

Gestão Estratégica de Pessoas

24

Denilson Aparecida Leite Freire

Doutor Uninove

Estratégia Empresarial

12

André Francisco Alcântara Fagundes

Doutor UFMG

Marketing e Inteligência de Mercado

24

Wellington da Silva Martins

Esp. IPG/FTM

Gestão de Projetos Empresariais

24

Dany Rogers

Doutor FGV-SP

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Empreendedorismo e Inovação

24

Edson Arlindo Silva

Doutor UFL

Ética e Sustentabilidade

24

Victor Manuel Barbosa Vicente

Doutor UNB

Comunicação Organizacional

12

Rodrigo Miranda

Doutor FGV-SP

ANÁLISE DE DADOS E INFORMAÇÕES

Cenários Econômicos

24

Alzemar José Delfino

Doutor IE/UFU

Business Analytics

24

José Eduardo Ferreira Lopes

Doutor USP

Gestão de Riscos

24

Flávio Luiz de Moraes Barboza

Doutor Mackenzie

Análise da Performance Empresarial

24

Samuel de Paiva Naves Mamede

Doutorando Mackenzie e Universidade do Minho

Métodos e Técnicas de Pesquisa

12

Jussara Goulart da Silva

Doutora Uninove

GESTÃO FINANCEIRA E DE INVESTIMENTOS

Finanças Corporativas e Comportamentais

36

Dany Rogers

Doutor FGV-SP

Análise de Investimentos

36

Odilon José de Oliveira Neto

Doutor FGV-SP

Mercado de Capitais

24

Renato Alves Bertoldi de Souza

CFP@

Gestão Avançada de Ativos Financeiros

24

Pablo Rogers

Doutor USP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Coordenação:

Dr. Dany Rogers Silva

Pós-Doutoramento em Finanças pela Universidade do Minho (Braga, Portugal), com doutorado em Administração de Empresas com foco em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e MBA em Finanças e Estratégias Empresariais pela FAGEN-UFU. Possui experiência de mais de 10 em empresas de grande porte como profissional e em projetos de consultoria. Foi coordenador do Curso de Administração da FACES-UFU entre 2017-2018, sendo atualmente coordenador do MBA em Gestão e Finanças Empresariais da FACES/UFU e do Núcleo de Educação Financeira (NEF). É professor em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu em Finanças e Gerenciamento de Projetos. Possui sólido conhecimento teórico e prático em finanças corporativas, valuation, gestão de riscos de crédito, finanças comportamentais e gerenciamento de projetos.

Corpo Docente:

Dr. José Eduardo Ferreira Lopes

Professor da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde atua na graduação e no programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, modalidade Mestrado Profissional. Possui mais de 20 anos de experiência de mercado atuando em empresas como Algar Telecom, Grupo Martins, Banco Triângulo, entre outras, além de atuação em projetos de consultoria. Tem experiência na área de Tecnologia e Gestão da Informação, Gestão de Rico Massificado e Marketing.
Doutor em Administração pela FEARP - Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração, possui MBA em Marketing Estratégico, e especialização em Estatística Aplicada.

Esp. Wellington da Silva Martins

Possui graduação em Administração pela Faculdade Triângulo Mineiro (2003), especialização em Gestão de Marketing pela Faculdade Triângulo Mineiro (2005) e especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade Norte do Paraná (2009). Atuou como coordenador e professor de pós-graduação na Universidade Norte do Paraná, mas atualmente dedica-se ao mundo empresarial em sua empresa Fera Comércio de Peças e Serviços Ltda.

Dr. André Francisco Alcântara Fagundes

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período sanduíche no
Instituto Superior de Gestão e Economia (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), Mestre em Administração pela UFU e MBA em Gestão Estratégica de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente é professor da graduação e do programa de pós-graduação da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde também é Coordenador do MBA em Gestão Empresarial. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Administração, com ênfase em comportamento do consumidor, marketing esportivo, marketing de entretenimento, marketing de tecnologia, marketing verde, estratégia empresarial e pesquisa de mercado.

Esp. Renato Alves Bertoldi de Souza

Possui experiência na área financeira e de mercado de capitais desde 2007, atuando na área de investimentos em grandes bancos e corretora de valores. Atualmente é sócio da Maway Investimento em Uberlândia-MG. Possui MBA em Finanças pela FGV e as seguintes certificações profissionais: CFP (Certifield Financial Planner, 2016), Certificado de Especialista Anbima - CEA (ANBIMA 2014), Certificado Profissional Anbima - CPA20 (ANBIMA 2012), Programa Qualificação Profissional segmentos BM&F e Bovespa (BMFBOVESPA 2011) e Agente autônomo de Investimentos (CVM 2007).

 

Dr. Rodrigo Miranda

Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas, Mestre em Administração e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é Professor da Universidade Federal de
Uberlândia (UFU) na Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) e atua nas seguintes áreas: Comunicação, Organizações, Estratégia, Terceiro Setor, Cultura Organizacional, Sociologia, Ciência Política e Antropologia Cultural.

Dr. Flávio Luiz de Moraes Barboza

Professor da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) na Universidade Federal de Uberlândia, possuindo graduação em Matemática pela UNESP, mestrado em Biofísica Molecular pela UNESP e doutorado em Finanças Estratégicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com período sanduíche na Leonard Stern School of Business - New York University, apoiado pelo PDSE-CAPES. Tem experiência na área de Matemática aplicada em Finanças, com ênfase em Gestão de Riscos, Risco de Crédito e Desempenho Financeiro. Ainda, desenvolve projeto de pesquisa em desempenho financeiro e inovação.

Dr. Pablo Rogers Silva

É Doutor em Administração na área de Finanças pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e professor da área de Finanças (graduação) e Econometria (mestrado) da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Em 2011 recebeu o Prêmio Revelação em Finanças concedido pelo Instituto Brasileiro de Executivos em Finanças e a Consultoria Internacional KPMG pela inovação proposta em sua tese. Desde 2008
coordena e atua como professor/orientador no MBA em Gerenciamento de Projetos da FAGEN/UFU. Ainda em relação à sua formação, possui graduação em Ciências Econômicas pela UFU (2003), graduação em Ciências Contábeis pela UFU (2004) e mestrado em Administração pela UFU (2006), além de ser Especialista em Estatística Aplicada pela UFU (2006).

Me. Samuel Paiva de Neves Mamede

Doutorando em Administração de Empresas na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016) e Universidade do Minho, Braga-Portugal e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Especialista em: (i) Gestão pela Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação (2013); (ii) Estatística pela Universidade Federal de Uberlândia (2011); e (iii) Gestão de Comércio Exterior e Negociação Internacional pela Fundação Getúlio Vargas (2008). Professor adjunto na Universidade Presbiteriana Mackenzie no curso de Administração de Empresas, onde atua nas áreas de Econometria aplicada a Finanças, Fundos de Investimentos, Mercado de Ações, Estrutura de Capital e Finanças Comportamentais.

Dr. Denilson Aparecida Leite Freire

Doutor e Mestre em Administração, possui MBA em Gestão de Negócios e é especialista em Educação Tecnológica. Graduado em Administração e em Psicologia, possui, ainda, formação em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). No campo da Administração atua com os temas: Estratégias de Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Empreendedorismo, Gestão do Terceiro Setor e Metodologia de Pesquisa. No campo da Psicologia atua com Psicologia Organizacional, Psicodinâmica do Trabalho, Coaching e Psicoterapia breve. É voluntário na ONG SOS Mulher e Família de Uberlândia, atuando como terapeuta para vítimas de violência. Atualmente é professor da Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU).

Dr. Edson Arlindo Silva

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, onde ministra aulas e desenvolve atividades de gestão e pesquisa no âmbito da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de
Produção e Serviço Social (FACES). É professor e orientador junto aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Administração da FAGEN-UFU. Consultor Ad hoc e Pesquisador-Bolsista de Produtividade junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atua em Gestão e Planejamento de Organizações em conexão com as temáticas Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Gestão Pública; Empreendedorismo Social e Terceiro Setor.

Dra. Jussara Goulart da Silva

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). É Bacharel em Administração Geral de Empresas pelo Instituto Educacional de Assis (IEDA), Especialista em Administração de Marketing pela Fundação Eurípides Soares da Rocha (UNIVEM) e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no curso de Administração da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (FACES), atuando na área de Marketing. Integra o banco de avaliadores do SINAES – BASis.

Dr. Alzemar José Delfino

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia, especialização na área
de Planejamento e Estratégias Empresariais pela FIT, mestrado em Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutorado em Economia pela IE-UFU. Atualmente é professor da FACES da Universidade Federal de Uberlândia e tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Brasileira, Micro e Macroeconomia. Na área da Administração, possui experiência em Marketing de Serviços, Agronegócios, Empreendedorismo e Operações.

Dr. Odilon José de Oliveira Neto

Pesquisador em Estágio Pós-Doutoral em Agronegócio no Programa de Pós-graduação em Agronegócio da Universidade Federal de Goiás (PPAGRO/UFG). Doutor em Administração (Finanças) pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP). Professor da área de Finanças do Curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia (UFU - Campus Pontal), Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Especialista em Gestão de Derivativos:
Mercado Futuro e de Opções pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Especialista em Gestão Agroindustrial pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Especialista em Gerência Empresarial pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Experiência profissional em Administração, Finanças, Educação Financeira, Análise de Investimentos, Mercado de Ações e de Futuros, Gestão de Risco em Comercialização de Commodities, Derivativos Agropecuários e Agronegócio.

Dr. Victor Manuel Barbosa Vicente

Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração pela Universidade de Brasília. É professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (FACES). Pesquisador voluntario junto ao Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública da Universidade de Brasília (CEAG/UnB) e membro do Núcleo de Educação Financeira (NEF) da UFU.

Informações e dúvidas:

Mais informações no edital abaixo, pelo email posadm@pontal.ufu.br ou telefone/WhatsApp (34) 98836-9997